O detector de gás catalítico representa quase todos os sensores de detecção modernos e de baixo custo para gás combustível. Esse tipo de detector, o detector de gás catalítico, consiste de um elemento bem pequeno, comumente denominado de “pérola” ou “Siegistor” (nome comercial) para dispositivos comerciais.
O detector de gás catalítico utiliza uma tecnologia há mais de 50 anos, a princípio, para uso nas minas de carvão.
O nome “catalítico” do detector de gás catalítico vem devido a existência de fios de platina, os quais os sensores entram em combustão sob temperaturas mais baixas do que as temperaturas de ignição naturais dos gases e vapores que são inflamáveis.
Em termos práticos, o detector de gás catalítico tem os sensores catalíticos que medem a concentração de gás pela elevação de temperatura, gerada pelo calor da combustão na superfície do sensor.
Então, objetivamente falando, o detector de gás catalítico é utilizado principalmente para medir gases combustíveis e inflamáveis.
O uso do detector de gás catalítico se dá mais comumente na indústria petroquímica, eletroquímica e outros ambientes em que haja a presença desses componentes (gases combustíveis inflamáveis).
No momento de obter um equipamento desse tipo, é de suma importância atentar para o padrão de qualidade, expertise e experiência da empresa distribuidora do produto.
A CAMfire é uma empresa com mais de duas décadas de atuação nacional e internacional no ramo de engenharia de proteção contra incêndio e patrimônio, sendo referência nesse mercado.
Distribuidora de grandes marcas (Simplex, Eaton, Xtralis, MSA, Protectorwire e Intelbras), a CAMfire somente comercializa produtos com as mais altas certificações internacionais de qualidade (UL/FM) a comprovar excelência global dos sistemas de detecção, alarme e supressão de incêndios.